Os americanos, muito acostumados a estatística como fonte de dados a basear sua política social, estão acompanhando anualmente e mapeando os ataques fatais de cães. Vejam o que as tabelas que registram idades das vítimas, raças dos cães agressores e as condições em que o eventos ocorreram, mostram. O que mais chama a atenção é que o campeão absoluto em matar gente continua sendo o PITBULL seguido do ROTWALLIER.
LINK:
O estudo compreende o ano de 1988 com apenas um caso e depois vai para os anos de 2005/2010 com o registro de muitos casos fatais.
A conclusão do Mr. Merritt Clifton, editor da Animal People News:
"O estudo encontrou relatos de 345 pessoas mortas por cães durante o período de 27 anos dos quais o "pit bull terrier", ou mistura dos mesmos, teriam sido responsáveis pela morte de 159 ou cerca de 46% das pessoas mortas por cães nos ataques identificadas no estudo. A raça em segundo lugar no maior número de mortes atribuídas foi o Rottweiler e/ou cães misturas com essa raça com 70 mortes ou cerca de 20% das mortes. O estudo identificou, em conjunto, os pit bulls, rottweilers e cães misturas dessas raças com outros animais foram envolvidos em cerca de 66% o estudo identificou mortes. Nesse mesmo estudo, o número de mutilações graves por um "pit bull terrier" era 778, o número de mutilações graves por um Rottweiller foi de 244. O número de mortes atribuídas ao cão pastor alemão foi de 9. O número de mutilações graves por um pastor alemão foi de 50. "
Mr. Clifton concluiu que:
"O temperamento não é o problema, nem é mesmo relevante. O que é relevante é o risco potencial. Se quando qualquer cão tem um mau momento, alguém pode ficar mordido, muito embora não seja mutilado ou morto, o risco potencial é apenas razoável. Se um pit bull terrier tem um momento ruim, muitas vezes, alguém será severamente mutilado ou morto e agora temos esta tabela de risco potencial que os cães representam e como suas vítimas estão pagando o preço. "